Les Grands Jours de Bourgogne 2018, muito mais do que uma feira
Les Grands Jours de Bourgogne é, em minha modesta opinião, um dos melhores eventos do mundo do vinho.
Trata-se de um evento bianual de cinco dias de duração, sendo o primeiro em Chablis e os demais em locais próximos a Beaune, no qual são apresentados para um público selecionado o que a Bourgogne está produzindo e comercializando.
Tive a oportunidade de participar em 2014 (ocasião em que consegui incluir a participação de meu amigo Oscar Daudt, na ocasião com o site Enoeventos, que fez uma bela matéria sobre o mesmo). Em 2016 foi novamente agraciado com um convite para participar, o que também ocorreu em 2018. Espero ser convidado para a décima quinta edição, agora em 2020.
A edição de 2018 – realizada de 12 a 16 de março – foi similar às anteriores de que participei, mas, para mim, foi melhor pois já tinha muito mais conhecimento sobre os vinhos e os diversos eventos o que me permitiu aproveitar o melhor de cada um. (Isso é fundamental pois é impossível a um ser humano participar de tudo o que está reunido nestes Grands Jours.
Para se ter uma ideia, em 2018 foram cerca de 2.500 participantes que foram para lá de 50 países diferentes.
Os visitantes estavam assim distribuídos:
- 29% importadores (tive o prazer de encontrar meu amigo François Dupuis, do Taste Vin);
- 22% lojas de vinhos;
- 7% sommeliers;
- 9% restauranteurs; e
- 7% jornalistas (um deles quem vos escreve).
Mas o principal não está em quem vai (embora seja uma grande network), e sim nos que estão apresentando seus vinhos. Foram ao todo 14 salões de degustação, em dez locais diferentes, mais cinco eventos à noite (para convidados especiais). Em torno de 1.000 expositores, apresentando mais de 6.000 vinhos diferentes de quase todas as AOPs da Bourgogne. Uma coisa inimaginável para quem não teve a oportunidade de participar. E tudo isso com uma organização primorosa que nos forneceu ampla documentação sobre a Borgonha e seus maravilhosos vinhos.
Roberto Rodrigues
12/2019
Veja também:
Aula introdutória de vinhos da Bourgogne
Comentários